Mantendo um olhar atento sobre as mudanças que impactam a vida dos contagenses, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, acompanha a execução de uma importante obra de infraestrutura urbana na avenida A, na Vila Epa, região Sede. Os trabalhos estão sendo conduzidos por uma empresa privada e vão impactar muito positivamente na segurança e bem-estar dos moradores. CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!
“É motivo de muita satisfação, pois a gente está conseguindo não só
realizar um compromisso, mas promover avanços de fato e melhorias
no bem-estar dos moradores e moradoras das vilas, favelas ou bairros da periferia da cidade”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
Marília continuou, destacando que “essa região passou por vários problemas marcantes, inclusive recentes, devido às chuvas, mas isso está mudando. Esse é o nosso propósito: trabalhar todos os dias para garantir qualidade de vida e dignidade para a população de Contagem”.
“Em parceria com a Copasa, nós vamos garantir água, rede de esgoto para toda a Vila Epa. Além disso, alguns becos também já estão sendo revitalizados, como é o caso do Beco 1 e o Beco 15. Agora, nós contamos também com esse grande investimento em contrapartida para o empreendimento que será instalado aqui, o que vai melhorar em muitos aspectos a vida de todos”, concluiu Marília Campos.
A avenida A, na Vila Epa, região Sede, passa por importante obra de infraestrutura urbana Fotos: Luci Sallum/PMC
As obras estão sendo executadas pela LR Empreendimentos e Construções, em parceria com o Grupo Spasso, com a implantação de 500 metros de drenagem, para o escoamento das águas pluviais e 1.200 m² de asfalto, com base, sub-base e urbanização. Isso vai facilitar o acesso para os moradores e, além disso, a construção de mais de 2.600 m² de contenções de encostas na área frontal à Via Expressa, com foco na estabilidade e segurança geotécnica, também será um importante processo para o local.
Segundo o secretário de Obras de Contagem, Rômulo Perilli, a ampliação da rede de drenagem, que levará as águas pluviais para a rede já existente, não vai sobrecarregar o sistema.
“Por meio do Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo das Águas Pluviais (PDDUMAP),
que está sendo elaborado em Contagem, nós já temos estudos dessa região que mostram
que essa retirada da inundação da Vila Epa não causará problemas na Via Expressa,
que tem capacidade de receber essa vazão e levar para o Sarandi”.
Rômulo Perilli, secretário de Obras
É importante destacar que o novo empreendimento que será instalado na região já está adequado aos padrões do PDDUMAP. “Há a determinação de que a empresa consiga fazer a retenção da água gerada no próprio espaço construído, seja dos telhados e pela impermeabilização do solo. Com isso, vai retardar a chegada dessas águas à rede e evitar a sobrecarga”, ressaltou o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Geraldo Vitor de Abreu.
Contrapartida ambiental
A intervenção na avenida A, na Vila Epa, é uma contrapartida ambiental exigida pela legislação, vinculada ao licenciamento do Condomínio G40, empreendimento do Grupo Spasso. Ao todo, as obras de infraestrutura urbana e mitigação de riscos ambientais nesse local somam entre R$ 8 e 12 milhões. A iniciativa faz parte de um projeto maior, chamado Via Expressa LOG, que inclui investimentos privados na ordem de R$ 50 milhões, prevê a implantação de um galpão logístico com aproximadamente 10 mil m² e um condomínio residencial com cerca de 100 unidades.
“De acordo com o projeto, essa primeira etapa serão as obras de drenagem, a parte da terraplanagem e as contenções que são importantes, pois vão acabar com os problemas de alagamentos aqui. Depois vamos avançar para as melhorias na Avenida A e a outra rua de acesso que está sendo aberta, que também contará com drenagem, asfalto e toda urbanização”, afirmou Carlos Otávio Stein Pena, representante do Grupo Spasso.
Também participaram da visita o vice-prefeito, Ricardo Faria; o presidente da Transcon, Rodrigo Tomás; os secretários Rômulo Perilli (Obras) e Mônica Bedê (Habitação); o administrador da regional Sede, Gil Martins; e vereadores.
CLIQUE AQUI e acesse mais uma galeria de fotos